terça-feira, 30 de abril de 2013

UM NOVO TEMPO!

 
Este blog convida você, educador(a) e todos que querem uma nova Educação, a pensar numa escola para o séc.XXI e vindouros. Uma escola que realmente ensine a nossa língua com compreensão, competência e beleza; que conheça e trabalhe a criança como um ser integrado - corpo, mente e espírito; que conheça e utilize os avanços da neurociência e as contribuições de estudiosos como: Piaget, Vygotsky, Wallon, Paulo Freire, Anísio Teixeira, Bloom, Gagné e outros.
 
O nosso objetivo é contribuir com textos, dinâmicas e propostas por  uma metodologia de alfabetização que supere a decodificação mecânica e o ensino fragmentado que produz os "analfabetos funcionais" na escola de hoje. Entretanto, todos querem uma educação de qualidade para todos!... O que signifiva isto? Como chegar lá se nem o mínimo as crianças estão aprendendo? Se o ENEM, a provinha Brasil e os exames de seleção nas empresas mostram uma geração sem ideias, que escreve com erros antes não comuns, mesmo em escolas historicamente desaparelhadas, sem livros e com professores mal pagos?  Você quer saber por que isto acontece? Você tem opiniões a respeito?  Vamos trazer ideias, controvérsias, outros pontos de vista nacionais e internacionais. Vamos desenvolver um diálogo de educadores-cidadãos que não querem um país dependente, ignorante e alienado. Queremos uma educação a que todo o povo tenha direito e acesso real ao conhecimento socialmente produzido no país e no mundo.
 
Vem aí o Pré-Sal: dinheiro para a educação não vai faltar. Mas este recurso será bem utilizado, se o Ministério das Cidades descobre cada vez mais nos Estados e Municípios (que cuidam da Educação Básica) desvios e fraudes com as verbas para Educação?

Será que a Federalização da Educação Básica, proposta pelo senador Cristovam Buarque, poderá impedir tais desvios? Que propostas existem ou estão sendo discutidas para organizar uma escola com o mesmo padrão de ensino para todo o país, como acontece nos países desenvolvidos? Uma escola que garanta professores, recursos e metodologias que desenvolvam inteligências capazes de transformar e potencializar nossos recursos naturais, culturais e econômicos? 

 

 
Ora, isto só será possível se for enfrentado já o problema de uma escola que não sabe nem ensinar a ler, que produz analfabetos funcionais a cada ano. Este blog se propõe a discutir a questão fundamental da alfabetização: qual a melhor metodologia para ensinar a ler; que materiais existem ou podem ser produzidos para isto? Que pesquisas existem a respeito e como organizar, experimentar e avaliar materiais de leitura adequados ao nível dos alunos e à sua realidade? Essa tarefa gigantesca é para vários governos e ela é possível, desde que haja organização e vontade política para isso, pois dinheiro não faltará.

Apresentamos nesse blog : as experiências em estudos de materiais didáticos (cartilhas e pré-livros) realizadas na 24ª SRE de Nova Era, na década de 80 procurando os melhores meios para ensinar a ler. Convidamos profissionais de ensino, pais e ex-alunos que nos enviem depoimentos, opiniões sobre o uso do  Método Estrutural, a partir da série "Experiências Criadoras" de Iêda Dias da Silva, a quem homenageamos aqui.

Senhores professores de todo o país, compartilhem conosco depoimentos e relatos sobre a sua experência de ensinar a ler. Queremos oferecer cursos de formação de professores e projetos de trabalho com atividades integradas no currículo - Os Centros de Interesse. Apresentamos ainda as dinâmicas e os resultados do Projeto Método Livre Progresso (MELP), que também realizamos na 24ºSRE de Nova Era, utilizando conhecimento e vivências da Educação Integral: consciência corporal, ritmo, concentração, memória, atenção, relaxamento e criação; com beleza, alegria e harmonia.

Compartilhem conosco suas experiências no Projeto MELP ou atividades da CASA Sri Aurobindo, a nossa fonte inspiradora, na trilha para o Caminho do Sol. Oferecemos uma proposta de realfabetização para trabalhar com turmas com dificuldades na aprendizagem da língua.

E, finalmente, apresentamos o livro de literatura " O desaparecimento de AGAHA" de Hercília de Araújo, ilustrado e vivenciado por crianças, com atividades pedagógicas que utilizam atividades do método estrutural e atividades do Projeto MELP.
 

Dê um presente a APAE de Nova Era, comprando um livro.
 

As crianças agradecem! 

Um comentário: