domingo, 1 de junho de 2014

Aprendizagem, memória e psicomotricidade

                                        EDUCAÇÃO PSICOMOTORA
                   UM PROGRAMA DE PLANO DE TRABALHO PARA REEDUCAÇÃO

I NTRODUÇÃO:
O corpo não é apenas uma máquina posta em movimento por um psiquismo que abita o cérebro. A simples descrição e a exposição formal não são suficientes para explicar todo o complexo comportamental que é o movimento humano, e, por isso, não pode ser equacionado aos mesmos moldes ao movimento de uma máquina.
            O movimento não é apenas objetivo – aquilo que se vê, mas é também subjetivo – aquele que o dirige. Portanto, “não se pode construir uma fisiologia completa ao movimento sem conhecer a intenção do movimento”. E é esta intenção que dá ao movimento um conteúdo de consciência.
            Desde Wallon e Piaget, a Buytendick, Merlau-Ponty, Maiakoswiski e muitos outros a relação “movimento e psiquismo” vêm sendo cada vez mais enfocados por sua extrema importância na construção pessoal, isto é, na construção do EU, e conseqüentemente, na compreensão desse EU.
            A característica original do movimento não é ser ele um mecanismo psíquico ou fisiológico consciente ou inconsciente, mas o fato dele exteriorizar no mundo a ação relativa a um sujeito, ação essa que envolve uma INTENCIONALIDADE, e, portanto, uma significação. Se há significação, investe-se aí o indivíduo com toda a sua responsabilidade.
            “Todas as reações de origem interoceptiva, proprioceptiva ou exteroceptiva, que constituem as premissas psicofisiológicas da vida afetiva, são provocadas e desencadeadas pelo movimento, como diz Merleau-Ponty:” O movimento envolve o ser no seu mundo”.
            Assim, a motricidade, ultrapassa os limites corporais uma vez que é a projeção de um mundo (o próprio homem) noutro mundo (envolvimento com o outro). E, sendo o espaço e o tempo existente em razão da presença do ser, a motricidade se expande também a esse espaço e a esse tempo.
             O movimento, mesmo o automático da respiração (primeiro e último movimento dos seres vivos), é sinônimo de vida, de presença, de conhecimento.
            E é considerado assim que o enfoque atual do movimento parte de um conceito neogenético, onde o indivíduo é visto como portador de reações com seu meio e com a sua própria corporalidade.
                        Daí então, podermos definir que Psicomotricidade consiste na unidade dinâmica das atividades, dos gestos, das atitudes e das posturas, enquanto sistema expressivo, realizador e representativo do “ser-em-situação” e da “coexistência” com outrem.
Ao nascer, o indivíduo é dotado apenas de reflexos. As sensações, provindas das suas necessidades básicas, dos contatos corpo-a-corpo mãe e filho constroem associações à experiência de prazer ou desprazer de cada vivência. Então, o equilíbrio orgânico sofre sucessivas modificações num processo de evolução motora, iniciando-se a organização superior do sistema nervoso (estruturação psicomotora).
            A constante atualização de possibilidades e capacidades através de estímulos que o meio oferece (puxar,pegar, roçar, jogar, buscar, etc.), produzem estruturações próprias onde o pólo psicomotor liberta-se do pólo orgânico pela intervenção profunda do sócio-afetivo .
            Qualquer alteração nessa estruturação pode produzir distúrbios psicomotores que se manifestam em aspectos globais ou específicos.
            È então, que se faz necessária à reeducação psicomotora, cuja ação, além de terapêutica, é educativa, por isso deve ser psico-neuro-muscular, Isto é, deve dirigir-se aos músculos e ao sistema nervoso, consciente e inconsciente, e também à inteligência - os processos mentais que coordenam a intencionalidade nos movimentos.
A reeducação psicomotora, não é, pois, uma técnica puramente mecânica, nem é Psicoterapia.  A reeducação Psicomotora é programada em função dos objetivos a alcançar e desenvolvida de acordo com cada criança  (necessidades psicomotoras e características emocionais), e  seus efeitos ocorrem ao nível do físico,  mental e sócio-emocional.
Vê-se então que o emprego da psicomotricidade quer como reabilitação, quer como prevenção, exige do psicomotricista um preparo especial, cujo conteúdo não se limita apenas a aquisição de técnicas especificas, mas também inclui a formação de atitudes para uso adequado dessas técnicas.
           

                                 




               ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO
           
            De acordo com Germaine Rossel consideraremos os dois períodos (de 0 a 10 anos) fundamentais na estruturação da psicomotricidade e que a Neurociência atualmente considera decisivos na formação humana.  
1º - Período sensório motor: (0 a 5 anos) muito importante, a motricidade (mais a sensação),quando perturbada, reduz ou até suprime o campo das experiências do sujeito, base de primeiro desenvolvimento da inteligência. Elas, não sendo vividas, sentidas, inscritas na sensibilidade cinestésica do corpo, não serão também integradas, isto é, não haverá representação mental.                                                                         Nesta fase, portanto, serão trabalhadas: educação do esquema corporal, incluindo consciência e controle do próprio corpo: exercícios de sensação de “todo” e das “partes”; lateralidade (só a própria); relaxamento (primeiro global, depois segmentar); ao mesmo tempo deve ser realizada educação de uma atitude equilibrada, bem como uma respiração coordenada.
Atividades do esquema corporal: (com música ou sem música)
Rolar no chão ( todos os sentidos); sentado/deitado: flexionar pernas , braços e mãos; deslocamento de costas, de joelhos, de gatinhas, decúbito dorsal e ventral, etc.
Nesta fase a Educação Pré-escolar deve se desenvolver sistematicamente nas atividades individuais e em grupo em dois aspectos: equilíbrio em geral (primeiro dinâmico, depois estático); coordenação dinâmica geral (andar, correr, saltar, pular, lançar, movimentos globais e segmentares em separado e combinados, utilizando blocos, aros, cordas).
2º - Período psico-motor: (5 a 10 anos) motricidade e percepção (conscientização, representação mental do movimento). Esse trabalho é desenvolvido pela organização da percepção dos atributos (cores, sons, volumes, pesos, formas, quantidades, tamanhos, etc.); da organização do espaço (vertical, horizontal, posições, direções, etc.) e da organização do tempo (duração, velocidade, continuidade, simultaneidade e sucessão etc.)
Atividades psicomotoras:
Executar movimentos com blocos, aros, cordas, representando o movimento pelo desenho ou pela linguagem  e depois pela escrita( 1º em si, 2º no outro). Andar, correr, saltar, pular lançar objetos !º com os olhos abertos e depois fechados. Realizar movimentos para frente/trás; esquerda/direita; carregar objetos andando, subindo, descendo, com um pé só, sobre blocos, linhas, etc.
2.2 – Educação psicomotriz diferenciada: Coordenação das partes do corpo:
*Movimentos com a cabeça e o tronco ( para baixo, para cima, esquerda/direita, em círculo, etc. ( Devagar/moderado/rápido)
*Movimentos com braços/ombros/punhos/dedos: flexão e extensão, rotação ( para cima /baixo, esquerda/direita etc)
*Movimentos com pernas/joelhos/tornozelo ( flexão e extensão; para frente/trás, esquerda/direita, etc).
* Educação da mão: independência dos braços, das mãos, dos dedos, coordenação e precisão (pressão e preensão); exercícios grafomotores;
 * Preparação para a leitura: educação das capacidades perceptivas (visão e transcrição da esquerda para a direita): sucessão e estruturação especial – ordenar, classificar, associar, dissociar, sucessão e estruturação temporal-séries espaciais acompanhadas de palmas ou sons fortes e fracos, diferenciação de sons, execução de ordens seguindo uma seqüência temporal, etc.:
* Preparação para cálculo: classificações (noção e comparação de qualidade, semelhante, diferente, conjuntas, comparar, transpor, simbolizar, operar agrupamentos).

Exercícios de Organização e Orientação Espacial e Lateralidade   
*Movimentos com bloco (quadrado) ou um aro (círculo) saltar para frente, trás, esquerda e direita.No papel executar o mesmo movimento desenhando um bloco ou um aro e usando o lápis como se fosse a criança.
* Caminhar em linha reta,  saltar para a direita / esquerda; (representar o movimento  no papel/  chão/ lousa etc.
 * De pé, sentado ,em marcha: situar objeto à direita, esquerda, frente, atrás, em cima, embaixo;
*Observação : Mesmos movimentos com relação a 2 objetos entre si; - utilizar sinal e ritmo
* Relação espacial de si com objetos ou pontos da sala; de um objeto com outros objetos
* De olhos  abertos e depois fechados: colocar-se com relação a um bloco frente/ atrás, à direita/ esquerda, longe/ perto; entre/sobre os blocos /representação gráfica;
* Lançar bola em diferentes posições e direções ( representação gráfica)
* Professor anda, aluno repete e representa graficamente.
* Professor e aluno movimentando-se na mesma direção: à direita e depois à esquerda
* Professor e aluno movimentando-se em direções opostas

3- Equilíbrio Dinâmico e Estático
* movimentos entre blocos - andar para trás/frente; lados,  etc
*Subir/descer/saltar unindo os pés em cada um/, dar meia volta
*Marchar nos blocos unidos/separados/em escada
* Deslocar-se sobre blocos espelhados;
* Marchar sobre um bloco; andar nos blocos, deslizando os pés, mantendo o olhar para frente; individual/dupla
* No bloco, saltar : para frente/- para trás; para direita/esquerda abaixar-se e levantar-se;  abaixar-se, levantar-se apanhando algo; dar meia volta(olhos abertos e fechados)/ - Dar passos curtos/ Inclinar o corpo para:     - frente     - trás     - direita     - esquerda.
*Fora e sobre o bloco, andar com algo sobre a cabeça (ex: almofada de areia).
* Sobre o banco:  andar livre/ obstáculo (  diante / trás/ lateral/ de quatro/de joelhos, num pé só). Carregar objetos na mão plana, bandeja; sobre um livro/ na cabeça ( abaixar-se/sentar-se/erguer-se/etc) –
* subir/sentar-se no bloco/banco algo sobre a cabeça, abaixar-se /levantar-se/inclinar-se
* Manter-se/- Mover-se de pé /joelhos/num pé só/inclinar-se sobre o hemicilindro  (para frente/trás etc) , sentar-se corretamente no banco
*  Sentado no banco: olhos fechados, deixar cair às costas, cabeça, braços, voltar à posição inicial, costas na parede ( O que encosta? O que não encosta?);
* Mesma posição (consciência da pélvis): com uma mão atrás, na cintura, senti-la ao deslocar-se á pélvis;
* Contração, descontração de todo o corpo (assentado);
* De pé (pés ligeiramente separados), flexão do tronco. Endireitar-se;  elevação do braço, lentamente, deixar cair sozinho (verificar movimentos em pêndulo): Oscilação do corpo lateralmente (metrônomo);
* Oscilação do corpo para frente / trás. De pé/deitado ( combinar movimentos de braços e pernas).
  4 – Organização Temporal:
* Marcha, com tambor em espaço livre/ na linha normal devagar, depressa.  ,
* Duas pessoas: uma anda/ marcha( devagar,  depressa, mais rápido, com ruído e em silêncio)
* Deslocar-se ao som de apito (longo/curto), Materializar na lousa);
* 2 Bolas: rolar uma depressa e devagar; devagar /depressa/ menos depressa ; rolar duas, para a criança pegar em velocidades diferentes
* professor rola a bola: criança correr igual – mais depressa- mais devagar que a bola;
* Marcha rítmica: (palmas/tambor) - hemicilindros no chão, ( distancia de um passo normal /mais próximo/mais distante – com saltos) .
*Percepção de antes/depois : Traçar um “rio” no chão bater uma palma antes de atravessá-lo; outra no meio dele; outra depois de atravessá-lo;
* comparar as atividades realizadas antes/durante/depois: da aula; na vinda para a escola, na hora da merenda ,etc.( desenho/escrita/representação/mímica, etc).   
*Observar a colocação de 3 objetos na mesa,  e a sua ordem no tempo (primeiro/segundo/terceiro).  Representar graficamente a atividade.
* Frases lidas com ritmo e depois representá-las com código (bolinhas).
5- Coordenação viso-motora  (com música/sem música)
* Seguir com os olhos objetos/movimentos/desenhos  que  move da esquerda para direita ( com relação á criança) e de cima para baixo. Observar postura da criança assentada/de pé.
* Fazer vários “traçados” com a bola. Sempre começando da esquerda para a direita. A criança acompanhará com os olhos, depois repetirá com a mão o traçado visto. Observar se a criança está assentada/de pé em postura correta;
*A criança movimenta a bola à vontade / lentamente/rapidamente. reproduzi-lo graficamente;
* Movimento com bola, ora com a mão direita, ora com a esquerda. Observar os movimentos oculares da criança;
* Lançamento de bola entre duas pessoas;
*Traçar linhas no quadro, na seguinte ordemvertical/horizontal/circular/diagonal/linha mista;
*Colocar “obstáculos” (círculo, quadrado, etc...), a criança acompanhará a linha com os olhos.Bater palmas em cada figura  encontrada /continuar percorrendo a linha com o olhos(normal/lento/rápido)
* Com água, ”riscar” na lousa, linhas vertical /horizoantal/circular/diagonal e mista. utilizando  esponja/  mão toda/  ponta dos dedos unidos /separados; com o dedo indicador, desenhos simples na lousa,
* colorir/cobrir formas simples com os dedos molhados/ o dedo indicador molhado/ usar pincel grosso, depois pincel fino;bolinhas de papel.
* Tesoura ou prego: furar um papel fixado em armação própria ou papelão.Ritmo livre, depois marcado;
* Recortar os vários tipos de linhas: com intervalos e sem intervalo.
* Unir pontos numerados para formar uma figura;
* Exercícios gráficos em papel quadriculado: repetir modelos simples / só traços/repetir figuras simples/ completar a outra metade da figura (espalhar-figura deitada;
                                                  IMPORTANTE:
As atividades discriminadas no programa visam estimular e desenvolver a psicomotricidade na fase de mais intenso progresso do ser humano e da qual depende o amadurecimento harmonioso dos potenciais do corpo e da mente. Elas devem ser realizadas todos os dias, nas brincadeiras e nas atividades de vida diária ( repouso, alimentação, recreação,socialização, etc). E devem ser dosadas de acordo com as áreas a serem desenvolvidas, os interesses e necessidades das crianças, buscando alternar, combinar e harmonizar atividades físicas, manipulativas, a coordenação geral e específica do corpo, com a participação dos pais de modo a “ construir” as regras do ritmo próprio de cada criança - a BASE DA SOCIALIZAÇÃO, sempre voltando às atividades anteriores, no caso de dificuldades observadas, através de uma ficha de avaliação detalhada.
Ref: ver germainerossel- psicomtricidade.




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