EDUCAÇÃO PSICOMOTORA
UM PROGRAMA DE
PLANO DE TRABALHO PARA REEDUCAÇÃO
I NTRODUÇÃO:
O corpo não é apenas uma máquina posta em movimento por um
psiquismo que abita o cérebro. A simples descrição e a exposição formal não são
suficientes para explicar todo o complexo comportamental que é o movimento
humano, e, por isso, não pode ser equacionado aos mesmos moldes ao movimento de
uma máquina.
O
movimento não é apenas objetivo – aquilo que se vê, mas é também subjetivo –
aquele que o dirige. Portanto, “não se pode construir uma fisiologia completa
ao movimento sem conhecer a intenção do movimento”. E é esta intenção que dá ao
movimento um conteúdo de consciência.
Desde Wallon e Piaget, a Buytendick,
Merlau-Ponty, Maiakoswiski e muitos outros a relação “movimento e psiquismo”
vêm sendo cada vez mais enfocados por sua extrema importância na construção
pessoal, isto é, na construção do EU,
e conseqüentemente, na compreensão desse EU.
A característica original do
movimento não é ser ele um mecanismo psíquico ou fisiológico consciente ou
inconsciente, mas o fato dele exteriorizar no mundo a ação relativa a um
sujeito, ação essa que envolve uma INTENCIONALIDADE,
e, portanto, uma significação. Se há significação, investe-se aí o indivíduo
com toda a sua responsabilidade.
“Todas as reações de origem
interoceptiva, proprioceptiva ou exteroceptiva, que constituem as premissas
psicofisiológicas da vida afetiva, são provocadas e desencadeadas pelo
movimento, como diz Merleau-Ponty:” O movimento envolve o ser no seu mundo”.
Assim, a motricidade, ultrapassa os limites corporais uma vez que é a
projeção de um mundo (o próprio homem) noutro mundo (envolvimento com o outro).
E, sendo o espaço e o tempo existente em razão da presença do ser, a
motricidade se expande também a esse espaço e a esse tempo.
O movimento, mesmo o automático da respiração (primeiro
e último movimento dos seres vivos), é sinônimo de vida, de presença, de
conhecimento.
E é considerado assim que o enfoque
atual do movimento parte de um conceito neogenético, onde o indivíduo é visto
como portador de reações com seu meio e com a sua própria corporalidade.
Daí
então, podermos definir que Psicomotricidade consiste na unidade
dinâmica das atividades, dos gestos, das atitudes e das posturas, enquanto
sistema expressivo, realizador e representativo do “ser-em-situação” e da “coexistência”
com outrem.
Ao nascer, o
indivíduo é dotado apenas de reflexos. As sensações, provindas das suas
necessidades básicas, dos contatos corpo-a-corpo mãe e filho constroem
associações à experiência de prazer ou desprazer de cada vivência. Então, o
equilíbrio orgânico sofre sucessivas modificações num processo de evolução
motora, iniciando-se a organização superior do sistema nervoso (estruturação
psicomotora).
A constante atualização de possibilidades
e capacidades através de estímulos que o meio oferece (puxar,pegar, roçar,
jogar, buscar, etc.), produzem estruturações próprias onde o pólo psicomotor
liberta-se do pólo orgânico pela intervenção profunda do sócio-afetivo .
Qualquer alteração nessa
estruturação pode produzir distúrbios psicomotores que se manifestam em
aspectos globais ou específicos.
È então, que se faz necessária à
reeducação psicomotora, cuja ação, além de terapêutica, é educativa, por isso
deve ser psico-neuro-muscular, Isto é, deve dirigir-se aos músculos e ao
sistema nervoso, consciente e inconsciente, e também à inteligência - os
processos mentais que coordenam a intencionalidade nos movimentos.
A reeducação psicomotora, não é, pois, uma técnica puramente
mecânica, nem é Psicoterapia. A reeducação Psicomotora é programada em
função dos objetivos a alcançar e desenvolvida de acordo com cada criança (necessidades psicomotoras e características
emocionais), e seus efeitos ocorrem ao
nível do físico, mental e
sócio-emocional.
Vê-se então que o emprego da psicomotricidade quer como
reabilitação, quer como prevenção, exige do psicomotricista um preparo
especial, cujo conteúdo não se limita apenas a aquisição de técnicas
especificas, mas também inclui a formação de atitudes para uso adequado dessas
técnicas.
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO
De acordo com Germaine Rossel consideraremos
os dois períodos (de 0 a 10 anos) fundamentais na estruturação da psicomotricidade
e que a Neurociência atualmente considera decisivos na formação humana.
1º - Período sensório motor: (0 a 5
anos) muito
importante, a motricidade (mais a sensação),quando perturbada, reduz ou até
suprime o campo das experiências do sujeito, base de primeiro desenvolvimento
da inteligência. Elas, não sendo vividas, sentidas, inscritas na sensibilidade
cinestésica do corpo, não serão também integradas, isto é, não haverá
representação mental.
Nesta fase, portanto, serão trabalhadas: educação do esquema corporal,
incluindo consciência e controle do próprio corpo: exercícios de sensação de
“todo” e das “partes”; lateralidade (só a própria); relaxamento (primeiro
global, depois segmentar); ao mesmo tempo deve ser realizada educação de uma
atitude equilibrada, bem como uma respiração coordenada.
Atividades do esquema corporal: (com
música ou sem música)
Rolar no
chão ( todos os sentidos); sentado/deitado: flexionar pernas , braços e mãos;
deslocamento de costas, de joelhos, de gatinhas, decúbito dorsal e ventral,
etc.
Nesta fase a
Educação Pré-escolar deve se desenvolver sistematicamente nas atividades
individuais e em grupo em dois aspectos: equilíbrio em geral (primeiro
dinâmico, depois estático); coordenação dinâmica geral (andar, correr, saltar,
pular, lançar, movimentos globais e segmentares em separado e combinados, utilizando
blocos, aros, cordas).
2º - Período psico-motor: (5 a 10
anos) motricidade e
percepção (conscientização, representação mental do movimento). Esse trabalho é
desenvolvido pela organização da percepção dos atributos (cores, sons, volumes,
pesos, formas, quantidades, tamanhos, etc.); da organização do espaço (vertical,
horizontal, posições, direções, etc.) e da organização do tempo (duração,
velocidade, continuidade, simultaneidade e sucessão etc.)
Atividades psicomotoras:
Executar
movimentos com blocos, aros, cordas, representando o movimento pelo desenho ou
pela linguagem e depois pela escrita( 1º
em si, 2º no outro). Andar, correr, saltar, pular lançar objetos !º com os
olhos abertos e depois fechados. Realizar movimentos para frente/trás;
esquerda/direita; carregar objetos andando, subindo, descendo, com um pé só,
sobre blocos, linhas, etc.
2.2 – Educação psicomotriz
diferenciada: Coordenação das partes do corpo:
*Movimentos
com a cabeça e o tronco ( para baixo, para cima, esquerda/direita, em círculo,
etc. ( Devagar/moderado/rápido)
*Movimentos
com braços/ombros/punhos/dedos: flexão e extensão, rotação ( para cima /baixo,
esquerda/direita etc)
*Movimentos
com pernas/joelhos/tornozelo ( flexão e extensão; para frente/trás,
esquerda/direita, etc).
* Educação
da mão: independência dos braços, das mãos, dos dedos, coordenação e precisão (pressão
e preensão); exercícios grafomotores;
* Preparação para a leitura: educação das
capacidades perceptivas (visão e transcrição da esquerda para a direita):
sucessão e estruturação especial – ordenar, classificar, associar, dissociar,
sucessão e estruturação temporal-séries espaciais acompanhadas de palmas ou
sons fortes e fracos, diferenciação de sons, execução de ordens seguindo uma seqüência
temporal, etc.:
* Preparação
para cálculo: classificações (noção e comparação de qualidade, semelhante,
diferente, conjuntas, comparar, transpor, simbolizar, operar agrupamentos).
Exercícios de Organização e
Orientação Espacial e Lateralidade
*Movimentos
com bloco (quadrado) ou um aro (círculo) saltar para frente, trás, esquerda e
direita.No papel executar o mesmo movimento desenhando um bloco ou um aro e
usando o lápis como se fosse a criança.
* Caminhar
em linha reta, saltar para a direita / esquerda;
(representar o movimento no papel/ chão/ lousa etc.
* De pé, sentado ,em marcha: situar objeto à
direita, esquerda, frente, atrás, em cima, embaixo;
*Observação
: Mesmos movimentos com relação a 2 objetos entre si; - utilizar sinal e ritmo
* Relação
espacial de si com objetos ou pontos da sala; de um objeto com outros objetos
* De olhos abertos e depois fechados: colocar-se com
relação a um bloco frente/ atrás, à direita/ esquerda, longe/ perto;
entre/sobre os blocos /representação gráfica;
* Lançar
bola em diferentes posições e direções ( representação gráfica)
* Professor anda, aluno repete e representa graficamente.
* Professor e aluno movimentando-se na mesma direção: à
direita e depois à esquerda
* Professor e aluno movimentando-se em direções opostas
3- Equilíbrio
Dinâmico e Estático
* movimentos entre blocos - andar para trás/frente; lados, etc
*Subir/descer/saltar unindo os pés em cada um/, dar meia
volta
*Marchar nos blocos unidos/separados/em escada
* Deslocar-se sobre blocos espelhados;
* Marchar sobre um bloco; andar nos blocos, deslizando os
pés, mantendo o olhar para frente; individual/dupla
* No bloco, saltar : para frente/- para trás; para
direita/esquerda abaixar-se e levantar-se;
abaixar-se, levantar-se apanhando algo; dar meia volta(olhos abertos e
fechados)/ - Dar passos curtos/ Inclinar o corpo para: - frente - trás
- direita - esquerda.
*Fora e sobre o bloco, andar com algo sobre a cabeça (ex:
almofada de areia).
* Sobre o banco:
andar livre/ obstáculo ( diante /
trás/ lateral/ de quatro/de joelhos, num pé só). Carregar objetos na mão plana,
bandeja; sobre um livro/ na cabeça ( abaixar-se/sentar-se/erguer-se/etc) –
* subir/sentar-se no bloco/banco algo sobre a cabeça, abaixar-se
/levantar-se/inclinar-se
* Manter-se/-
Mover-se de pé /joelhos/num pé só/inclinar-se sobre o hemicilindro (para frente/trás etc) , sentar-se corretamente no banco
* Sentado no banco: olhos fechados, deixar cair
às costas, cabeça, braços, voltar à posição inicial, costas na parede ( O que
encosta? O que não encosta?);
* Mesma
posição (consciência da pélvis): com uma mão atrás, na cintura, senti-la ao
deslocar-se á pélvis;
* Contração,
descontração de todo o corpo (assentado);
* De pé (pés
ligeiramente separados), flexão do tronco. Endireitar-se; elevação do braço, lentamente, deixar cair
sozinho (verificar movimentos em pêndulo): Oscilação do corpo lateralmente
(metrônomo);
* Oscilação
do corpo para frente / trás. De pé/deitado ( combinar movimentos de braços e
pernas).
4 – Organização Temporal:
* Marcha, com tambor em espaço livre/ na linha normal
devagar, depressa. ,
* Duas
pessoas: uma anda/ marcha( devagar, depressa, mais rápido, com ruído e em
silêncio)
*
Deslocar-se ao som de apito (longo/curto), Materializar na lousa);
* 2 Bolas:
rolar uma depressa e devagar; devagar /depressa/ menos depressa ; rolar duas,
para a criança pegar em velocidades diferentes
* professor
rola a bola: criança correr igual – mais depressa- mais devagar que a bola;
* Marcha rítmica:
(palmas/tambor) - hemicilindros no chão, ( distancia de um passo normal /mais
próximo/mais distante – com saltos) .
*Percepção
de antes/depois : Traçar um “rio” no chão bater uma palma antes de
atravessá-lo; outra no meio dele; outra depois de atravessá-lo;
* comparar as
atividades realizadas antes/durante/depois: da aula; na vinda para a escola, na
hora da merenda ,etc.( desenho/escrita/representação/mímica, etc).
*Observar a
colocação de 3 objetos na mesa, e a sua
ordem no tempo (primeiro/segundo/terceiro).
Representar graficamente a atividade.
* Frases
lidas com ritmo e depois representá-las com código (bolinhas).
5- Coordenação
viso-motora (com música/sem música)
* Seguir com
os olhos objetos/movimentos/desenhos que
move da esquerda para direita ( com
relação á criança) e de cima para baixo. Observar postura da criança
assentada/de pé.
* Fazer
vários “traçados” com a bola. Sempre começando da esquerda para a direita. A
criança acompanhará com os olhos, depois repetirá com a mão o traçado visto.
Observar se a criança está assentada/de pé em postura correta;
*A criança
movimenta a bola à vontade / lentamente/rapidamente. reproduzi-lo graficamente;
* Movimento
com bola, ora com a mão direita, ora com a esquerda. Observar os movimentos
oculares da criança;
* Lançamento
de bola entre duas pessoas;
*Traçar linhas
no quadro, na seguinte ordemvertical/horizontal/circular/diagonal/linha mista;
*Colocar
“obstáculos” (círculo, quadrado, etc...), a criança acompanhará a linha com os olhos.Bater
palmas em cada figura encontrada /continuar
percorrendo a linha com o olhos(normal/lento/rápido)
* Com água, ”riscar”
na lousa, linhas vertical /horizoantal/circular/diagonal e mista. utilizando esponja/
mão toda/ ponta dos dedos unidos
/separados; com o dedo indicador, desenhos simples na lousa,
*
colorir/cobrir formas simples com os dedos molhados/ o dedo indicador molhado/ usar
pincel grosso, depois pincel fino;bolinhas de papel.
* Tesoura ou
prego: furar um papel fixado em armação própria ou papelão.Ritmo livre, depois
marcado;
* Recortar
os vários tipos de linhas: com intervalos e sem intervalo.
* Unir
pontos numerados para formar uma figura;
* Exercícios
gráficos em papel quadriculado: repetir modelos simples / só traços/repetir
figuras simples/ completar a outra metade da figura (espalhar-figura deitada;
IMPORTANTE:
As atividades discriminadas no programa visam estimular e
desenvolver a psicomotricidade na fase de mais intenso progresso do ser humano
e da qual depende o amadurecimento harmonioso dos potenciais do corpo e da
mente. Elas devem ser realizadas todos os dias, nas brincadeiras e nas
atividades de vida diária ( repouso, alimentação, recreação,socialização, etc).
E devem ser dosadas de acordo com as áreas a serem desenvolvidas, os interesses
e necessidades das crianças, buscando alternar, combinar e harmonizar atividades
físicas, manipulativas, a coordenação geral e específica do corpo, com a
participação dos pais de modo a “ construir” as regras do ritmo próprio de cada
criança - a BASE DA SOCIALIZAÇÃO, sempre voltando às atividades anteriores, no
caso de dificuldades observadas, através de uma ficha de avaliação detalhada.
Ref: ver germainerossel- psicomtricidade.
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