PROJETO MELP


MÉTODO LIVRE PROGRESSO


Nós, não somos apenas aquilo que sabemos de nós, mas um imenso mais que não sabemos: nossa momentânea personalidade é somente uma bolha sobre o oceano de nossa existência”.

                                                                                           Sri Aurobindo - ashram trust

A necessidade e o significado do Método “Livre Progresso”.
Toda educação visa o progresso dos estudantes. Porem, a questão é: como assegurar este progresso? Os métodos comuns incluem a costumeira procura de um roteiro, a colocação de uma série de palestras e finalmente um sistema de exames os quais decidem a promoção ou reprovação dos estudantes.
Esses métodos, isto é, universalmente aceito, são tão rígidos e tão mortificantes em seus efeitos que precisam ser radicalmente alterados. Na verdade, um novo sistema para assegurar o progresso dos estudantes tem de ser descoberto e desenvolvido.
Em primeiro lugar, o que é progresso? Será um progressivo acúmulo de informações? Será mesmo um desenvolvimento de certas habilidades?  Ou é o desenvolvimento das capacidades psicológicas de adaptação, descobertas, invenção, manipulação, ideação e organização? Será o treinamento da mente para lidar com idéias grandes e universais a fim de ser capaz de reconciliar e unir por algum meio da dialética, sistemas oponentes ou conflitantes de pensamento? Ou poderia ser um desenvolvimento do corpo, vida e mente a fim de chegar a uma harmonia, entre elas pela liderança da Razão?

Ou, não deveríamos entender por progresso a descoberta de um princípio interior de orientação, a qual mantém em si a luz e a verdade do desenvolvimento, harmonia e perfeição de nosso corpo, nossa vida e de nossa mente? E não deveríamos ir mais longe e dizer que o verdadeiro progresso é um passo sempre aberto em direção à total revolução do nosso Ser inteiro e de nossa consciência a fim de transformar todas as limitações às quais o homem como ser evolucionário está submetido?
E, novamente, não é irracional estabelecer um padrão de progresso uniforme para todos? Ou não será mais prudente, embora mais difícil, considerar cada individuo como um centro especial tendo seus inigualáveis ritmos e estágios de progresso e assim determinar o progresso individual de cada um por meio de padrões apropriados para cada indivíduo?
A ideia do Livre Progresso é exatamente uma resposta para as questões acima. Pois, se o homem não é o ultimo termo da evolução, se a Razão não é o verdadeiro ou mais alto dirigente da vida, se o objetivo geral da vida humana é descobrir seus mais profundos e mais altos princípios e transformar pela sua luz e poder p inteiro modo de nossa presente vida mental incorporada e só o especifico objetivo de cada indivíduo é ser um especial ou único centro de uma ação mais alta, segundo os ritmos desta ação, então e de ação deve ser um processo de livre progresso assim organizado para:
1) Dar a cada um  a possibilidade de descobrir sua própria linha do desenvolvimento.

Educação é um processo de harmonioso despertar; educação é um processo de auto-revelação e conhecimento que está no íntimo, e, como Sri Aurobindo disse, “o primeiro principio da educação é que nada pode ser ensinado”. “Educação é um processo de descoberta de nosso verdadeiro lugar e função na totalidade da existência e da progressiva elevação de nossa posição para a esfera mais alta possível da consciência e ação".
Esta é a verdade da educação básica do Método Livre Progresso. Ele é Livre porque não é impingido a nenhum individuo; é livre porque encoraja cada um a quebrar as limitações do passado e a abrir-se para uma exploração de novas possibilidades futuras; é livre porque é orientado, não algo exterior, mas por si mesmo, por seu próprio interior.
Nas palavras da Mãe, “Livre Progresso é progresso orientada pela alma, e não escravizado por hábitos, convenções e idéias preconceituosas. Extraído da Revista Ananda nº 45, pág. 19 e 20.

“O futuro da terra depende de uma mudança de consciência; a única esperança para o futuro está nesta mudança de consciência – e ela tem que vir; mas é deixado aos homens decidirem se eles colaborarão para esta mudança ou ela terá que ser imposta sobre eles pelo poder de circunstâncias esmagadoras”.

                                                                                         A Mãe - Ashram trust

Nenhum comentário:

Postar um comentário